O que é Terapia Ocupacional?
Essa pergunta é feita com bastante frequência aos profissionais da área já que é uma profissão pouco difundida no país. Apesar de já ser reconhecida como profissão há mais de 50 anos a Terapia Ocupacional vem crescendo gradativamente e mostrando sua importância na vida das pessoas que necessitam de sua intervenção na rotina diária.
A Terapia Ocupacional utiliza as atividades desenvolvidas no dia–a-dia para promover a independência e autonomia de pessoas que apresentam dificuldades na inserção e participação nas atividades diárias devido compromentimentos motores, cognitivos, emocionais ou sociais.
Quando, por exemplo, uma criança apresenta dificuldade no brincar ou quando um adulto não consegue alimentar-se após um AVC devido a uma sequela motora ou mesmo quando a memória falha com o envelhecimento, o terapeuta ocupacional busca através das atividades auxiliar o indivíduo a (re) construir um cotidiano com mais autonomia e independência.
Assim, o terapeuta ocupacional avalia o sujeito em seu contexto, a fim de conhecer sua história, desejos e habilidades. Além disso, através da avaliação funcional, mensura o grau de desempenho (habilidades e comprometimentos) nas atividades diárias. A avaliação funcional contempla as funções cognitivas, motoras, aspectos sociais e comportamentais e, desta forma, auxilia na elaboração do plano de tratamento individualizado.
Dessa forma durante todo o processo terapêutico, o Terapeuta Ocupacional seleciona, analisa e adapta a atividade a cada indivíduo e situação, ao observar e determinar os aspectos necessários à sua realização.
​
Esse vídeo abaixo exemplifica bastante de forma didática o trabalho do Terapeuta Ocupacional.
​
​
​
​
​